Make your own free website on Tripod.com

Home

Sobre a F.C.X. | S.A.X. | Provas Oficiais | Arbitragem | Regulamento de Taxas | Filiação | Calendário 2002 | C.C.X.R. | Rating FCX | Ranking Rápido | Ranking Absoluto | Jogar Xadrez | Xadrez Escolar | Jornais 2001 | Jornais 2002 | Links Relacionados
Federação Cearense de Xadrez
Xadrez Escolar

O xadrez cearense tem experimentado, nos últimos anos, uma grande e contínua expansão, graças ao dinamismo da atual diretoria

Pacatuba é pioneira

Aprovado o ensino de xadrez nas escolas

O xadrez cearense tem experimentado, nos últimos anos, uma grande e contínua expansão, graças ao dinamismo da atual diretoria da Federação Cearense de Xadrez - FCX, presidida pelo jovem Marcius Gomes Brandão.

A mais recente vitória obtida pelos amantes do xadrez cearense foi a aprovação, pela Câmara Municipal de Pacatuba, do Projeto de Lei 005/02, que instituiu o ensino de xadrez nas escolas públicas deste município, fato inédito no Estado do Ceará. O projeto foi uma iniciativa do vereador Edileno Matos - PT, que contou com a assessoria do Clube de Xadrez de Pacatuba -CXP para estruturar a fundamentação.

Após a Lei ser sancionada pelo prefeito Célio Rodrigues, a Secretaria de Educação do Município indicará 10 escolas da Sede e dos distritos de Monguba, Pavuna e Conjunto Jereissati II e III para a introdução do ensino do xadrez em caráter experimental. Em seguida, a novidade será levada às demais unidades escolares do Município. A capacitação dos professores-multiplicadores será realizada por monitores indicados pela FCX.

Faz-se necessário registrar que esta festejada conquista, antes de ser aleatória ou fortuita, vem precedida de um árduo trabalho que ganhou corpo com a fundação do Clube de Xadrez de Pacatuba em 13 de fevereiro de 2001. A partir de então realizamos o I Campeonato de Xadrez Absoluto, Escolar e Feminino, em parceria com o Clube de Xadrez Maracanaú. Passamos a integrar o Circuito Cearense de Xadrez Rápido, com torneios mensais nas tardes de sábado, contemplando as categorias Absoluto e Escolar. Fizemos exibição em praça pública, ao pé da Serra da Aratanha, para mostrar o xadrez à população de Pacatuba. Participamos do projeto Amigo da Escola, com os voluntários José Oliveira e Jacinta Rodrigues. Conquistamos em 2001, com José Oliveira, o primeiro lugar na seletiva para o Campeonato de Pacatuba/Marcanaú, com Brendo Gomes, os títulos de Campeão Escolar de Pacatuba/Maracanaú e Cearense Sub-10, e com Kerlia Barros os títulos de Campeã de Pacatuba/Maracanaú e Cearense Feminino. Estivemos, ainda, no I Campeonato Panamericano de Xadrez Escolar, organizado pela CBX com o aval da FIDE, no Rio Grande Sul (dezembro/2001), quando o mignon Brendo Gomes, de apenas 8 anos, reafirmou o seu potencial e emocionou-nos a todos, obtendo a 4a. colocação na categoria Sub-10. Fomos convidados a participar do site www.xadrezeduca.com.br (artigo Xadrez na Caatinga). E agora recebemos com satisfação a nossa indicação para a Vice-presidência de Xadrez Escolar da FCX, numa prova inconteste de reconhecimento do esforço realizado pelo CXP para a difusão do xadrez em nosso Estado.

O próximo desafio que nos dispomos enfrentar é o Festival Nacional Mirim de Xadrez, em maio próximo, na cidade de Batatais-SP, para o qual pretendemos enviar o nosso campeão Sub-10. Para isso, contamos com o fundamental apoio, que não nos tem faltado, da Federação Cearense de Xadrez e de todos que almejam ver o Ceará galgando novos espaços no mundo enxadrístico e recuperando o prestígio de outrora, conquistado arduamente por cearenses da linhagem dos irmãos Ronald e Helder Câmara, do inesquecível Chico Alves e do ressurreto Fred Saboya, entre tantos outros.

Pacatuba, 15 de março de 2002.

Roberto Gomes - Presidente do CXP

robertosgomes@bol.com.br

Links relacionados

Notícias do Xadrez nas Escolar (site Clube de Xadrez)

Clube de Xadrez Escolar (site CEX)

Xadrez nas escolas