Make your own free website on Tripod.com

Home

Noticias passadas | C.C.F. | Sobre a F.C.X. | Provas Oficiais | Arbitragem | Regulamento de Taxas | Filiação | Calendário 2002 | Ranking Absoluto | Jornais 2001 | Jornais 2002 | Links Relacionados
Federação Cearense de Xadrez
Noticias passadas

En Passant
Circuito Cidade de Fortaleza 2a. Etapa
Torneio do Trabalhador
01/05/2003
Válido para rating FCX


www.fcx.cjb.net

LOCAL : Clube de Xadrez Fortaleza
Av. Pontes Vieira, 329
EMPARCEIRAMENTO : SWISS Rapido em 5 rodadas
INSCRIÇÕES : Maiores de 18 anos : R$8,00
Menores de 18 anos : R$4,00
(Sócios do CXF em dia não pagam)
PREMIAÇÃO :
Campeao Geral: Trofeu + 100,00
Categoria 2000 : Medalha + 50,00
Categoria 1900 : Medalha + 50,00
Categoria 1800 : Medalha + 50,00
Categoria 1700 : Troféu
OBSERVAÇÕES :
1.Premiação não acumulativa;
2.Todos os jogadores deverão estar em dia com a FCX;
3.Critérios de Desempate : Numero de Vitorias; Buchholz; Berger ; Progresivo
4.Não havendo 3 ou mais enxadrístas em uma categoria a premiação será transferida para a próxima colocação GERAL não premiada.
5.Categoria 2000 : Enxadístas com rating entre 2000 e 2099;
Categoria 1900 : Enxadístas com rating entre 1900 e 1999;
Categoria 1800 : Enxadístas com rating entre 1800 e 1899;
Categoria 1700 : Enxadístas com rating menor 1800 e sem rating.
* Será consideraro o maior rating : FCX ou CBX.
6.O jogador das Brancas deverá apresentar peças e relógios.
PROGRAMAÇÃO :
Horario Evento
09:00 Inicio das inscricoes
09:30 Encerramento das Inscricoes
09:45 Congresso Tecnico
10:00 Primeira Rodada
11:00 Segunda Rodada
13:30 Terceira Rodada
14:30 Quarta Rodada
15:30 Quinta Rodada
16:30 Encerramento e Premiacao

Torneios dos Trabalhadores
Fortaleza, Quixada e Aracati comemoram 1 de maio jogando xadrez
 
Nesta quinta dia 1 de maio haverá torneios de xadrez em comemoração ao Dia do Trabalhador em Fortaleza, Quixada e Aracati promovidos pelas respectivas prefeituras em parceria com os clubes de xadrez locais.
Em Fortaleza o torneio é válido pelo ranking cearense e será no Clube de Xadrez Fortaleza as 9:00, a FUNCET garantiu mais uma boa premiação. folder no www.fcx.cjb.net.
Em Quixada o torneio será na inauguração da Praça do Trabalhador próximo a estação ferroviária com premiação até o 10 lugar. informações no site www.cxquixada.cjb.net.
Em Aracati será as 08:00 na Praça da Comunicação (somente para trabalhadores) com premiação para os 3 melhores colocados.
Fontes : Marcius, Fernando Alves e Marcelo do Carmo

Xadrez Escolar em Aracati
Mais uma prefeitura com visão estratégica
 
Começou no dia 17 de março de 2003, com alval da prefeitura. O Secretario de Desporto João Eudes, junto com o Secretaria de Educação, llmo. Sr. Augusto, conseguiram aprovar o projeto Xadrez nas Escolas, que é uma iniciativa do Professor Francisco Hélio (Hélio), Ex-Presidente do Clube de Xadrez de Aracati, que tinha esse projeto pronto e entregue desde 1999. O Prefeito José Hamilton Saraiva decretou consequentemente o projeto. Assim sendo Marcelo do Carmo Pereira, Arbitro Regional da CBX e Presidente do Clube de Xadrez de Aracati foi contratado pela prefeitura, para inicialmente ensinar em 2(duas) escolas publicas, Colegio Municipal de Aracati e Escola de Ensino Fundamental Gercina Nepomuceno, com 50 horas/aulas em cada escola.
Fonte : Marcelo do Carmo Presidente do Clube de Xadrez de Aracati.
 
MX de Maio
Agora com o M "xiszinho"
 
Sábado dia 3 o Clube de Xadrez de Maracanaú (Conjunto Novo Maracanaú, Rua 9 Número 400) promoverá o seu tradicional torneio mensal o MX , realizado deste 2001. A etapa contará pontos para o Ranking Cearense e terá início as 14:00 hs. O torneio vem fazendo tanto sucesso pelo nível técnico dos participantes que desta vez será dividido em dois. No domingo será realizado o Mx (M "xiszinho" como é chamado) destinado aos iniciantes e enxadrístas das categorias menores (sub-8,10,12 e 14) que ainda têm poucas oportunidades de competições no ceará. Para ver o histórico/fotos do MX de 2001 e 2002 acesse www.cxmaracanau.cjb.net.
Fonte : Marcius
 

Lançado programa Xadrez nas escolas - Diario do Nordeste

 

QUIXADÁ
Lançado programa Xadrez nas escolas

Aconteceu na manhã de ontem, quinta-feira, no auditório da Câmara Municipal de Quixadá, o lançamento do projeto Xadrez nas Escolas. O evento contou com a presença de dezenas de crianças e professores dos distritos educacionais atendidos pelo projeto e da secretária da educação, Edi Leal da Cruz Macedo.

Na oportunidade as crianças fizeram uma apresentação em forma de música falando da importância da higiene na escola. O coordenador do projeto, Fernando Alves, e a secretária Edi Leal, falaram sobre a importância do projeto que irá atender centenas de crianças a partir de 8 anos de idade.

Fernando ressaltou a importância do Clube Quixadaense de Xadrez que irá dar suporte ao projeto, uma vez que lá os alunos terão a oportunidade de praticarem o xadrez junto com jogadores mais experientes. O esporte, segundo pedagogos, estimula a criatividade e leva o aluno a pensar com racionalidade.

 
© 2002 Editora Verdes Mares. Todos os direitos reservados.

 

ABERTO DO BRASIL DE CANOA QUEBRADA

V ETAPA ECOLÓGICA DO BRASILEIRO

 

  

promoção  apoio  realização

 

SEJUV

Secretaria de Esporte e Juventude do Ceará

 

Vejam boletins completos do Aberto em dois

dos sites mais acessados de xadrez do pais :

 

www.clubedexadrez.com.br e www.cximperatriz.com.br

 

 

O mestre internacional Martin Neubauer (foto) venceu na tarde de domingo dia 20/04 a etapa de Canoa Quebrada do Circuito dos Torneios Abertos do Brasil. Neubauer chegou sozinho aos seis pontos, em sete disputados (5 vitórias e dois empates).

Um grupo de três jogadores dividiu a segunda colocação com 5,5: Archimedes Memória Hyppólito Filho (CE), o Mestre FIDE Marco Antônio Hazin Asfora (PE) e Pedro de Lima Neto (CE).

Archimedes fica com a vaga na Final do Brasileiro, programada para dezembro. Se confirmar a presença, será sua estréia naquela competição.

 

Destaque para Marcelo do Carmo (Aracati) e Romildo Magalhães (Fortaleza) que conseguiram formar o primeiro bloco de partidas para a formação de Rating Internacional.

 

Dos Participantes

 

64 enxadrístas de sete estados brasileiros e um austríaco (sendo as mais numerosas as do Piauí e Rio Grande do Norte, além da pernambucana). 12 tinham ranking internacional (rating FIDE) e 20 tinham rating acima de 2000 pontos, o que demonstra uma competição de altíssimo nível técnico. Dentre eles os mestres Antônio Hazin Asfora e Roberto Andrade a vice-campeã brasileira Suzana Chang e Carlos Henrique Lopes Pinto, campeão do III aberto do Brasil em Jaboatão.

 

Outras personalidades ilustres também participaram do torneio como o vice-presidente da CBX José Gomes, o prefeito da cidade de Água Preta (PE) e o artista da terra Agamenon Viana que no encerramento deleitou os presentes com uma bela apresentação cultural, de voz e violão.

 

Este ano o diretor do torneio foi Hélio Rodrigues (Aracati) e a arbitragem de Francisco Joatan Júnior (Fortaleza) e Fernando Alves (Quixadá).

 

Torneio Ecológico

 

A idéia principal idealizada por Kurt em 2000 era de fazer um torneio diferente onde aproveitasse a exuberante praia cearense de Canoa Quebrada de características rústicas, simples e originais como marcas registradas (tanto que a avenida central mais importante de Canoa não pode ser nem asfaltada muito menos ter iluminação pública).

Na primeira edição em 2001 estas seriam também as marcas registradas deste torneio e o maior de Aracati: Um encontro enxadrístico numa tenda típica à beira-mar. Em 2002 a competição ganha mais fôlego e o período da Semana Santa torna-se um marco no calendário estadual com o apoio da FCX e passa a ser um dos mais importantes do Estado. Em 2003 finalmente, com todas as dificuldades, o torneio se torna uma tradição e passa a ser agora um dos mais importantes do pais fazendo parte do Campeonato Brasileiro sem perder sua simplicidade e originalidade e firmando-se como a única etapa Ecológica do Brasil.


Por: Fernando Alves (Presidente Clube Quixadaense de Xadrez)

Marcius Gomes Brandão (Vice-presidente Federação Cearense de Xadrez)

 

Xadrez Escolar em Baturité
Aula para 72 professores da Rede Pública

Com uma palestra para mais de 70 professores da rede pública dos municípios do CREDE 8 as federações de Xadrez e Damas do Ceará explanou a importância dos esportes mentais para as crianças e jovens e a escola como instrumento de difusão desta atividade. Além disso foram também explanados as regras dos jogos, regras de competições, arbitragem , etc.

Este trabalho foi desenvolvido pelas professoras Irene e Eliane do CREDE 8 e visou , além do ponta pé inicial na região, uma melhor preparação para o FESTAL - Festival de Talentos da Escola Pública.

Marcius Brandão

Xadrez Escolar em Quixadá
Quixadá Implanta xadrez nas Escolar


No próximo dia 24 de abril, quinta-feira, a partir das 9 horas da manhã, acontecerá no auditório da Câmara Municipal de Quixadá o lançamento do projeto XADREZ NAS ESCOLAS. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Educação e Desporto em parceria com o Clube Quixadaense de Xadrez estão implantando o projeto que irá beneficiar centenas de crianças do ensino fundamental a partir de 8 anos de idade. Serão atendidas inicialmente as escolas Padre Vicente (Dist. Educ. Campo Velho), Ginásio Municipal(Dist. Educ. Centro), Escola Raimundo Marques (Dist. Educ. São João) e Escola José Bonifácio (Dist. Educ. Campo Novo).

O prefeito municipal Ilário Marques disse que o projeto faz parte de um processo de melhoramento do ensino e que certamente, em breve período, estará atendendo a todas as escolas da rede pública municipal. A Secretária da Educação Edi Leal da Cruz Macedo mostrou-se bastante feliz com a implantação do projeto. "O xadrez é uma arte de grande beleza, pois estimula no aluno sua atividade intelectual, desenvolve sua inteligência, a capacidade de criar e diversas outras habilidades", disse a secretária.O coordenador do projeto e presidente do Clube Quixadaense de Xadrez, Fernando Alves, disse que o objetivo principal não é simplesmente formar jogadores de xadrez, mas sim, contribuir para a formação de cidadãos, além de desenvolver nas crianças sua capacidade intelectual de forma a melhorar seu desempenho em outras disciplinas como Matemática, História, Geografia, etc. "Apresentamos o xadrez como uma atividade que busca fazer com que os alunos exercitem seu raciocínio, sua concentração, aprendendo a analisar sistematicamente os problemas, aprendendo a planejar e a tomar decisões. O xadrez não é só um jogo, é um excelente treinamento intelectual", acrescentou.

Fernando Alves
Presidente do Clube de Xadrez de Quixadá

Xadrez ESCOLAR em Pereiro
Aula nas escolas públicas de Pereiro

Próximo dia 25 de Abril começa a 2a fase da implantação de Xadrez e Damas no município de Pereiro. Enquanto a primeira parte foi de formação e capacitação de monitores, a segunda visa levar o xadrez e damas para dentro das escolas e debates com os professores de educação física da rede pública municipal. O Prefeito Irineu Carvalho nomeou o Professor Arinilson Amaral para ficar dedicado ao projeto , que já montou junto com a FCX e a FCJD todo o calendário para 2003, incluindo além de oficinas de xadrez e damas , competições locais , escolares e participação no Campeonato Cearense de Xadrez Absoluto e Rápido.

Marcius Brandão

Campeonato Brasileiro Sub-10
Brendo fica de novo entre os 10 do Brasil

Retornou de São Paulo na tarde desta segunda-feira, 14 de abril, o bicampeão cearense e campeão do Nordeste Brendo Gomes, 9 anos. Em Botucatu ele disputou, durante o final de semana, o Campeonato Brasileiro de Xadrez na categoria sub-10, juntamente com 51 enxadrístas de outros Estados, sendo o único representante do Norte e Nordeste na competição.

Apesar do favoritismo dos sulistas, Brendo conseguiu liderar a competição até a quarta rodada. Mas, infelizmente, devido ao desgaste da longa viagem e ao frio de 12o. graus que fazia na cidade, ele teve uma queda de rendimento nas partidas decisivas contra o campeão paulista, Guilherme de Souza, e o catarinense Marcelo Bambino, campeão brasileiro de 2002.

Ainda assim, Brendo se classificou em 7o. lugar, figurando pelo segundo ano consecutivo entre os dez melhores enxadrístas mirins do Brasil, à frente dos campeões de Estados com maior tradição no xadrez, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. O próximo desafio de Brendo Gomes, que é sócio do Clube de Xadrez de Pacatuba e aluno do Colégio Evolutivo, é o Campeonato do Nordeste, que acontecerá na cidade de Natal-RN, de 28 a 30 de junho.

Roberto Gomes

Circuito Cidade de Fortaleza
Classificação geral após 1ª Etapa

A segunda etapa do CCF patrocinado pela FUNCET será dia 1º de maio com o Torneio do Trabalhador no Clube de Xadrez Fortaleza situado na Avenida Pontes Vieira, 329 ao lado do Bradesco.

Após a primeira etapa a classificação geral ficou assim :

Pos Nome Pts Vit. Buch GP1 TOTAL

1 Igor da Paz Palacio 4.5 4 13.0 20.00 25.5

2 Leone Moreno Lucas 3.5 3 13.0 16.00 20.5

3 Francisco Regis Silva Pontes Lima 3.5 2 14.0 14.00 18.5

4 Moesio 3 3 12.5 12.00 16.0

5 Irineu Vieira da Paixao 3 2 13.5 10.00 14.0

6 Daniel Aguiar de Souza 2.5 1 13.0 8.00 11.5

7 Antonio Tiago Gomes Parriao 2 2 14.0 6.00 9.0

8 Jorge da Silva Nogueira 2 2 13.5 5.00 8.0

9 Ricardo da Silva Santos 2 1 9.5 4.00 7.0

10 Adriano Tito Feitosa Rodrigues 1 1 9.5 3.00 5.0

11 Belchior Damiao de Araujo Neto 1 0 11.0 2.00 4.0

*TOTAL = GP1 + Pts + 1

Marcius Brandão
Coordenado/Árbitro do CCF

 
i.Circuito Cidade de Fortaleza
ii.Campeonato Brasileiro sub-10
iii.FCX e SEJUV
iv.Rating FCX
 
Circuito Cidade de Fortaleza
O Campeão Cearense 2001 Igor da Paz vence a primeira etapa

Começou sábado dia 5 o Circuito Cidade de Fortaleza no Centro de Referência do Professor com o torneio Aniversário de Fortaleza.Igor da Paz foi o Campeão com 4.5 pontos e Leone Moreno o vice com 3.5,em 3o. Francisco Regis e em 4o. Moesio. Daniel Aguiar foi o melhor na Categoria 1800 e Jorge Nogueira o melhor na Categoria 1700.
 
Na abertura , falaram a Diretora de Esportes da FUNCET , Dra. Claudia e o presidente da FCX, Pedro de Lima Neto. O torneio contou ,além dos enxadrístas de Fortaleza , representantes de Maracanaú e Eusebio. A premiação será efetuada na abertura da próxima etapa, dia 1 de maio agora no Clube de Xadrez de Fortaleza.
 
Na quinta-feira , no site www.fcx.cjb.net sairá o novo rating e a pontuação completa do circuito.
 
Autor : Marcius
Campeonato Brasileiro de Xadrez categoria sub-10
Estado do Ceará será representado no evento por Brendo
 
Acontece de 11 a 13 deste mês, na cidade de Botucatu-SP,
o Campeonato Brasileiro de Xadrez (categoria sub-10),
promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez. O
Estado do Ceará será representado no evento por Brendo
Gomes, uma das maiores revelações dos tabuleiros
cearenses nos últimos tempos.  

Brendo Gomes, que é sócio do Clube de Xadrez de Pacatuba
e aluno do Colégio Evolutivo, tem apenas nove anos de
idade mas já ostenta um currículo respeitável, com dois
títulos de Campeão Cearense (2001-2002) e um de Campeão
do Nordeste (2002). Além disso, obteve uma honrosa 4a.
colocação no Panamericano de Xadrez Escolar (2001),
disputado em Bento Gonçalves-RS e ficou em 8o. lugar no
Campeonato Brasileiro do ano passado.

O  instrutor de xadrez José Oliveira, que desenvolve um
brilhante trabalho com crianças carentes no município de
Pacatuba, vem intensificando a preparação do garoto e
confirma a sua boa performance, com amplas
possibilidades de arrebatar o título nacional.

Para subsidiar os custos com a viagem, Brendo contou com
o patrocínio da Caixa de Assistência dos Fazendários-
CAFAZ, da INELSA e da Assembléia Legislativa do Estado,
através do gabinete do Deputado Artur Bruno.

Autor : Roberto Gomes
FCX e SEJUV
 
Após convênio da FCX com a FUNCET - Fundação de Cultura , Esporte e Turismo de Fortaleza, hoje foi encerrado os trâmites legais e burocratico para o convênio com a SEJUV - Secretaria do Esporte e Juventude do Ceará.
 
Agora a FCX poderá retornar a apoiar seus enxadrístas em competições fora do estado além, é claro ,  de poder oferer mais e melhores competições pelo estado, sem falar nas grandes possibilidades de sediar varios eventos importantes tantos nacionais quanto internacionais.
 
Autor: Marcius
 
Rating FCX
 
Depois do sucesso do rating FCX em 2002 na modalidade RÁPIDO , a FCX decidiu agora fazer o Rating FCX Pensado, que inicialmente será o mesmo CBX mas que terá vida própria.
 
Porque o RATING FCX se existe o Fide e o CBX?
    1.Porque a FCX, assim como outros estados do Brasil como SP, RJ, PA, MG, PE e outros, quer movimentar e impulsionar jogadores com as listas saindo assim que terminam os torneios.
    2.Os ratings de xadrez  existentes demoram a ser atualizados (quando são) e existem jogadores jogando muito melhor do que seu defasado rating, além da eliminação automática a cada temporada dos jogadores inativos e beneficiando aqueles que sempre estão participando de torneios.
    3.Esperamos que a comunidade enxadrística de nosso estado possa ser melhor caracterizada por um sistema mais preciso , rápido e ágil. 
    4.A FCX divulgará todas as quintas-feira através de sua página na Internet www.fcx.cjb.net a programação dos torneios , o rating atualizado, bem como os torneios que foram incluídos no cálculo.
Autor : Marcius
 
Fortaleza , 7 de Abril de 2003.
Federação Cearense de Xadrez